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Todos os dias tenho uma ideia nova.

Acredito que todo mundo seja assim.

E hoje com o advento da internet é fácil fazer uma pesquisa para saber se já existe, quem fez, se é igual à ideia que você teve, e assim por diante.

Quantas vezes você viu um anúncio de alguma coisa nova e pensou, mas essa ideia é minha.

Eu tive essa ideia.

Quanto vale ter ideias?

Zero.

Uma ideia vale zero real e zero centavo!

O que faz uma ideia valer alguma coisa é a sua execução.

É na execução que vemos o valor de uma ideia.

Participo de um grupo chamado Harvard Angels, que foi criado por Alumnis de Harvard para fazer investimentos em Venture Capital (em tradução livre: capital aventureiro).

A lógica do Venture Capital é investir pouco em muitas ideias e esperar que uma delas seja uma grande ideia e pague pelo investimento de todas as outras.

Os números são agressivos, para se dizer que uma ideia deu certo ela tem que trazer de volta 25 vezes o capital investido.

Se o investimento é de cem mil dólares o retorno esperado é de 2,5 milhões de dólares.

Todos estão esperando um novo Google, Amazon, Uber, etc.

Mas o mais interessante é o processo de venda da ideia.

Diz a lenda urbana que quando Steve Jobs precisou de investidores para o Ipod (para lembrar: o reprodutor de música digital que foi lançado em 2001), ele juntou os banqueiros em uma sala, entrou com um carrinho de mão com uma centena de CD e DVDs e com o Ipod em uma das mãos.

E fez um “pitch” de 30 segundos dizendo: “Tudo que está no carrinho, cabe nesse pequeno equipamento que está na minha mão”.

Um “pitch” é uma apresentação rápida da sua ideia para que os possíveis investidores se interessem para perguntar mais.

Possivelmente vender ideias seja o processo de venda mais complicado.

Pois no caso do Steve Jobs ele tinha recursos para desenvolver o produto e depois buscar mais investimento.

Mas na maioria das vezes precisamos justamente do investimento para materializar a ideia.

Neste estágio a ideia existe apenas na cabeça do empreendedor.

Para essa venda eu sugiro utilizar uma metodologia.

Primeiro, ANTES de fazer qualquer apresentação, para quem quer que seja, identifique QUEM é o seu público.

Do que essas pessoas gostam?

Qual é o histórico de trabalho?

Onde estudaram?

Hoje isso é fácil pois a vida de todo mundo está desnudada na internet.

Pois a primeira coisa que é necessária fazer em qualquer reunião é “quebrar o gelo”.

Fazer o que chamamos de rapport.

Segundo, verificar o quanto o público conhece do tema que você estará falando.

Se os investidores souberem do que você está falando, a comunicação ficará muito mais fácil, ou seja, entender quais são as necessidades deles.

As suas você já conhece.

Explore a necessidade deles e conecte com a sua ideia.

Terceiro, entenda bem quais são os recursos que sua ideia necessita e quais são os benefícios que ela trará para quem dela utilizar.

Tenha argumentos e exemplos para materializar quais são os benefícios.

Quarta, tenha clara qual é a proposta de valor da sua ideia.

Se você pensar no UBER, qual é a proposta de valor para o usuário.

Ele é capaz de em qualquer lugar do mundo chamar um táxi, de forma confiável e que o valor da corrida será auditada por alguém.

Qualquer um pode colocar seu veículo a disposição do transporte em qualquer hora extra que tiver.

É o famoso ganha-ganha.

A sua proposta de valor tem que ter esse ganha-ganha.

Quinta, esteja preparado para negociar.

Lembre-se quanto menos ele investir menor é a exposição financeira dele.

Logo ele vai te oferecer o mínimo.

Sexta e última, nunca vá sozinho, sempre tenha alguém para depois fazer uma análise do que deu certo e do que deu errado.

Quais foram os melhores momentos e quais foram os piores momentos.

Estas seis fases estão descritas em detalhe no meu livro: “Metodologia Venda Certa”.

Mas você pode estar pensado: e como fazer tudo isso no tempo que estiver disponível?

A resposta é simples: treine!

Treine muito antes de qualquer reunião com investidores.

Treine, treine, treine.

Garanta que todas as palavras foram bem pensadas.

Investidores anjos recebem por semana mais ou menos de 10 a 20 novas ideias.

Eles não possuem muito tempo para analisá-las, logo a sua apresentação tem que ser precisa.

Se você ler a história das empresas bilionárias da internet, a grande maioria nasceu de investimentos anjos.

Eles existem e estão prontos para investir em uma boa ideia.

Agora depende do vendedor de ideias convence-lo em 30 a 40 minutos, que é o tempo máximo de um “pitch”, que a ideia realmente merece atenção.