Skip to main content

Uma pergunta recorrente no mercado de educação é: quanto vale a minha escola?

O mercado está “vibrante”.

Existem ofertas a todo o momento de grupos nacionais e de grupos estrangeiros.

Sim, os estrangeiros também estão interessados na educação Brasileira.

Alguns por motivos nobres e voltados ao bem estar social, outros visando o lucro.

Escolas de Ensino Médio e Fundamental não estão fora da visão de investidores, mesmo que hoje é mais difícil ganhar dinheiro com o ensino médio e fundamental, por inúmeras aberrações existentes na relação oferta e demanda.

No meu livro “Oito estratégias Imprescindíveis para o Sucesso de uma Instituição de Ensino” eu enumero quatro grandes desafios:

(1) A concorrência está aumentando

O número de novas escolas que passam do infantil para o fundamental e do Fundamental para o Ensino Médio está aumentando (por incrível que pareça).

(2) O valor da mensalidade, em termos reais, está caindo

Uma análise realizada por vários institutos tem comprovado que o valor médio das mensalidades (em valor real) está caindo desde 2000.

(3) O orçamento das famílias está comprometido

O índice de poupança da família Brasileira está diminuindo, consequentemente reservando cada vez menos recursos para a educação.

(4) O governo interfere negativamente na relação pais-escola

O governo legisla como se o Brasil fosse um país de primeiro mundo em que as escolas recebecem outros benefícios além da mensalidade.

Se existem todas essas questões, por qual motivo então o mercado estaria “vibrante”?

A resposta é ESCALA.

Os grupos financeiros que atuam em educação identificaram que quanto maior for a escala, menor serão os custos e melhores os resultados.

Agora, e se amanhã, alguém abordar a sua escola e te perguntar: quer vender?

Qual seria a sua resposta?

Qual seria o valor de sua escola?

O valor mais utilizado no mercado é o resultado do que em finanças chamamos de Fundo de Caixa Descontado (FCD).

Nessa metodologia identificamos qual seria o resultado da escola em cinco anos e trazemos esse resultado a valor presente.

Como se você emitisse um boleto adiantado para cada aluno que a sua escola tem hoje e terá nos próximos sete anos e descontasse esses boletos no banco por uma taxa de mercado.

Sete anos é um número de mercado.

Algumas análises identificaram que uma escola deixa de existir em forma de recall (como as pessoas relembram de um determinado nome de produto) em sete anos, se nenhum outro investimento for realizado em forma de marketing.

Bem, se você não está pensando vender a sua empresa, pelo menos pense em calcular quanto ela vale.