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O que é reduzir custos?

Muitas vezes acreditamos que uma empresa focada em reduzir custos é aquela que desenvolveu um orçamento no início do ano, que previa uma receita e uma despesa nas mesmas proporções.

Com essa lógica, se os profissionais da empresa se ativessem fielmente ao orçamento, a empresa não gastaria um centavo a mais do que o previsto.

Isto é verdade até o momento que surge uma despesa não esperada ou não planejada que é imprescindível de ser realizada e tem a autorização da diretoria para ser feita de imediato.

Novidade para alguém?

Aí, todo o esforço de reduzir os custos utilizando o orçamento como guia “vai por água a baixo”.

Ou uma outra situação, onde o gerente identifica que aquele orçamento que havia sido previsto para ser realizado no ano não é mais necessário.

Mas o gerente sabe que esse orçamento será necessário no próximo ano.

O que faz o gerente?

Ele “inventa” alguma coisa para gastar essa verba, pois o lema na empresa é “gaste ou perca”.

E ele estará certo, pois no próximo ano quando o departamento financeiro for fazer novamente o orçamento, será identificado que o valor não foi utilizado, e se não foi utilizado não é necessário.

Tesoura nele.

Em julho se faz uma revisão do orçamento e se identifica que se está 10% acima do que havia sido definido em Janeiro.

Se inicia as rodadas de corte no orçamento para finalizar o ano conforme previsto.

Esse processo além de ser extremamente desgastante é ineficiente.

O que fazem as empresas de alto desempenho?

Elas utilizam a metodologia OBZ (Orçamento a Base Zero).

A definição da metodologia é muito simples.

Se um gasto existe, ele está sendo realizado para se obter algum resultado para a empresa.

A discussão é se o resultado é necessário ou não, e não a despesa.

Imagine uma empresa sendo montada do zero, o que seria imprescindível para ela existir?

Esse é o fundamento da metodologia.

Vamos ilustrar com um exemplo.

Uma empresa tem representantes visitando clientes.

Esses representantes utilizam veículos oferecidos pela empresa.

A pergunta não é quanto um determinado representante gastou no ano anterior, colocar a correção de inflação no combustível e definir o novo valor para o ano.

O exercício é identificar quantos quilômetros o representante fará por mês.

A quantidade de quilômetros multiplicado pelo valor do combustível definirá o valor do gasto.

Se o representante necessitar visitar mais clientes no ano, o valor desse gasto aumenta.

Se ele necessitar visitar menos clientes o gasto diminui.

Logo a pergunta na confecção do orçamento é: quantos clientes você visitará por ano, por mês, por semana?

É esse planejamento que gerará as despesas correspondentes.

Todas as despesas da empresa possuem um resultado esperado.

Basta identificá-lo e acompanhar as oscilações do negócio por esses resultados esperados.

Empresas como Ambev, Ultragaz, Personal Service; entre inúmeras outras, já utilizam essa metodologia há uma década e os resultados são surpreendentes.

Na próxima vez que o assunto redução de despesas for colocado à mesa para ser discutido, traga para a discussão implantar o OBZ.