Student Relationship Management (SRM)

Inteligência Empresarial

“A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e para explorar as informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que as permite incrementar e tornar a tomada de decisões mais pautada em informações.

As organizações recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando tais informações com pesquisas de marketing e de mercado, além de análises competitivas.

Organizações competitivas acumulam “inteligência” à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.”28

Qual é a principal diferença entre o BI e o SRM?

No SRM, o principal objetivo é descobrir o máximo de informações possíveis sobre a família-objetivo. No BI, o objetivo é coletar o máximo possível de informações sobre a escola.

A sistemática para montar um Business Intelligence, em uma escola, é muito simples. Basta determinar “quem” é o responsável por cada tipo de informações: financeiras, acadêmicas e operacionais. Cada responsável por informações tem que analisar e consolidar essa informação para ser traduzida em ações para dentro da escola. Essas informações chamamos de primárias, pois estão disponíveis dentro da escola.

As fontes secundárias de informações incluem as necessidades da família-objetivo, as ações de concorrentes, as mudanças na legislação, as mudanças econômicas da região, as novas empresas, etc. São informações que estão fora da escola. O mesmo processo que se instaura para a coleta das informações primárias também é utilizado para a coleta das informações secundárias. Um profissional da escola é destacado para se responsabilidar por essas informações.

Ao fim do levantamento de informações, deve-se marcar uma reunião periódica para o estudo dessas informações, ou inclusive a divulgação interna de um relatório de Inteligência de Negócio para todos os profissionais que possam ajudar na tomada de decisão.

Um sistema de BI pode ser muito complexo em termos de quantidade e de qualidade de informação que precise de um datawarehouse para manter essa informação atualizada, ou pode ser tão simples que caiba em uma planilha.

A minha recomendação é começar com uma planilha. Se você conseguir visualizar o que está acontecendo em sua escola por uma planilha Excell, em uma ferramenta mais sofisticada você apenas aumentará a sua capacidade de ver mais rápido. Do simples para o mais complexo! Sempre!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo