DEZ dicas de como continuar produtivo em época de COVID-19

Desde março estou em casa trabalhando à distância. As equipes estão separadas fisicamente, mas conectadas por meio de uma rede que nunca foi testada nessa intensidade. E até o momento todo o sistema tem se mostrado eficiente. Participo de conselhos de gestão, na qual as reuniões sempre foram presenciais, pois os acionistas da empresa não admitiam que a reunião não tivesse o “olho no olho”. Estamos fazendo as reuniões à distância e está tudo funcionando. Uma coisa que a pandemia conseguiu fazer, em um tempo recorde de 90 dias, foi quebrar um monte de tabus sobre a eficácia do trabalho à distância.

Contudo como ser produtivo à distância? Quando estamos em casa trabalhando, por exemplo na sala de estar, a dinâmica da casa continua acontecendo. As crianças continuam brincando, o aspirador de pó continua sendo ligado, o liquidificador, o cortador de grama. Alguém que caiu e machucou o dedo. Difícil de se concentrar e ter a tranquilidade que se tem em um escritório. Mas para ser eficiente é preciso criar um conceito de trabalho. Algumas dicas para organizar o trabalho em casa.

①      Identifique um canto da casa, que você possa revestir com caixas de ovos, não precisa ser grande. Basta ter o espaço suficiente para que o barulho da casa seja abafado e que iniba as pessoas de ficarem passando por trás de você enquanto você fala. Qualquer apartamento ou casa, por menor que seja, tem um canto como esse que pode ser o local dos “calls”.

②      Marque uma reunião remota bem cedo na manhã, para que você tenha a responsabilidade de acordar e se preparar para essa reunião. Quando nos comprometemos com outras pessoas, o nosso senso de responsabilidade nos obriga a sair da cama antes do horário marcado.

③      Mantenha a organização, quando trabalhamos em um canto, e ninguém está vendo, tendemos a nos desorganizar e a desorganização diminui a eficiência.

④      Gerencie o seu tempo, pois, como não temos locomoção e começamos a ter mais tempo do que antes no escritório, temos a tendência de desperdiçar esse tempo. Tenha uma agenda e metas a serem atingidas todos os dias.

⑤      Lembre-se de fazer intervalos. Quando não temos interação com outras pessoas, temos a tendência de não fazer intervalos. O que é muito ruim para a saúde. Coloque o seu celular para apitar a cada duas horas, para você levantar e dar uma volta. Coloque um intervalo maior para você fazer um pouco de exercícios.

⑥      Lembre-se que você não precisa terminar tudo no mesmo dia, defina um horário, e deligue o computador depois desse horário. Tenha com os colegas de trabalho um pacto para que após um certo horário, o expediente acabou. Como estamos todos em casa, sempre haverá alguém que acordou ao meio dia e desejará trabalhar até altas horas. Tendo o horário definido para o fim do expediente faz com que você administre melhor o seu tempo.

⑦      Utilize tecnologia a seu favor. No escritório quando se tem uma dúvida, basta levantar-se e falar com o colega do lado para que ele te ajude. Na situação atual não temos mais o colega de trabalho ao lado da sua mesa. Para facilitar essa comunicação existem várias ferramentas de trabalho que podem ser utilizadas. O whatsapp faz bem esse papel de interlocutor, pois é melhor que ligar e interromper o que o outro estava fazendo naquele momento para atendê-lo. Uma mensagem de whatsapp pode ser respondida quando o colega estiver disponível.

⑧      Hidrate-se. Tenha uma garrafa de água a disposição e lembre-se de beber água constantemente. No escritório sempre tem alguém que te convida para tomar um café. A hidratação é um dos principais problemas de quem trabalha sozinho. Colocar uma garrafa de água atrás do vídeo ajuda a lembrar que é hora de mais um gole.

⑨      Vista-se confortavelmente, mas não exagere. Ficar de pijama o dia todo não ajuda a autoestima. Faça a barba se você for homem, coloque um batom se você for mulher, mas crie uma imagem positiva de você, inclusive para você se lembrar que está trabalhando.

⑩      Garanta que exista backup do trabalho que você está executando, de energia e de internet. É comum que na hora que a gente mais precisa de um recurso ele possa faltar. Portanto tenha sempre o seu notebook com a bateria completa, faça a mesma coisa com o seu celular, e garanta que durante a falta de internet ou queda de energia você consiga continuar trabalhando por algum tempo. Mesmo que seja apenas o suficiente para avisar a todos que você estará fora do ar.

Com a identificação da redução de custos com o trabalho à distância, e a quebra do mito que a produtividade seria reduzida, muitas empresas estão pensando em consolidar essa situação como definitiva. A Google por exemplo já confirmou que os profissionais ficaram no trabalho remoto até julho de 2021. A demanda por escritório se reduzirá, como se reduzirá a busca por imóveis nas grandes cidades, com o êxodo de profissionais para cidades do interior, o trânsito nas cidades voltará a ser como em décadas anteriores, a locomoção de pessoas se reduzirá, Uber, veículos, etc. Estamos vivendo o início de uma revolução silenciosa, que já começou e mostrou que veio para ficar.